Como usar o Google Pages - básico

Uma dica para quem precisa usar um sistema gratuito para hospedar suas imagens e arquivos (html e javascript):

O Google Pages, uma ferramenta que já existe faz algum tempo, mas que eu ainda não conhecia. Bom, estive pesquisando sobre o google pages, mas os únicos tutorias que encontrei estavam um pouco desatualizados, acredito que eram de versões anteriores ou coisa assim.

Como comecei a usar o google pages esses dias, resolvi postar aqui algumas dicas para quem quer usar também, mas não sabe por onde começar.

01 - Você vai precisar de uma conta no google. Se você já tem uma, pode pular para o passo dois. Se você ainda não tem um conta, pode criar uma no Gmail, basta clicar no link abaixo:

Gmail

Não leva mais que alguns minutos e é super simples.

02 - Clique no link abaixo para ir até o google pages para entrar e começar a usá-lo:

Google Pages

03 - A primeira vez que você entra no google pages, você vai começar criando uma página. Esse espaço, pode ser usado para vários fins, exemplo:

Portifolio, indicação de links, página pessoal e muitos outros (fica ao gosto do freguês).

É só clicar na parte superior direita da tela em "Change Look" para escolher um modelo de página e em "Change Layout" você escolhe a forma como vai ser organizado o conteúdo. Feito isso, você vai editando sua página da maneira que quiser.

Pessoalmente, eu não acho que o resultado vale o trabalho, fora o caso do portfolio, mesmo assim para ser incluído em seu blog, mas cada um sabe de si. O que eu quero mesmo é falar de como usar o google pages para hospedar imagens e arquivos (então, voltando ao assunto).

04 - Na mesma página onde você está editando o modelo, existe um link na parte superior esquerda da tela de edição onde está escrito "Back to Site Manager" é só clicar nele que você vai cair na página principal onde você pode além de criar e editar suas páginas, fazer upload das imagens e arquivos do seu computador hospedando-as no google pages (da próxima vez que você fizer login na sua conta do google pages, é nessa página que você irá cair).

05 - Tanto faz se você vai usar para hospedar imagens ou arquivos, o processo é o mesmo:

Na página principal, clique em "upload" na barra que está do lado direito da tela e em "Procurar...". Encontre a imagem ou arquivo que está no seu computador, marque-a e clique em "Abrir". Você verá na mesma barra a imagem ou o arquivo sendo carregado. Depois de pronto, é só clicar sobre o link e copiar o endereço da página que abrir. Aí, basta você usar esse endereço onde quiser que a imagem ou página abra.

Vamos supor que você fez um banner e distribuiu pela internet. Então, ao invés de dar trabalho para quem indica seu blog/site, você simplesmente hospeda a imagem do banner no google pages e deixa o endereço no banner. Quando você quiser trocar a imagem, basta trocar a original que está hospedada no google pages e automaticamente todos os banners exibirão a nova imagem (só não esqueça de dar o mesmo nome a imagem).

Além disso, você pode usar o google pages para hospedar páginas criadas em html e javascript, como por exemplo um formulário de contato personalizado.

Importante:

Até a data em que escrevi esse post, o limite máximo para hospedar arquivos no google pages era de 100MB.

É isso, espero ter ajudado. Boa Sorte!


O Responsável


Olá, tudo bem? Meu nome é Tico Esteves e sou por aqui o responsável. Neste espaço você vai aprender como começar um negócio online absolutamente do zero ou simplesmente como se tornar um curioso profissional... Continue lendo »
© 2014 Novo na Rede - Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade